top of page
A SONOPLASTIA
COMO ELEMENTO DE COMPOSIÇÃO TEATRAL

Desde a Grécia Antiga haviasse a necessidade darepresentação de determinados sons, ditos efeitos sonoros, considerados essenciais. Para proporcionar essa experiência eles usavam imitações de sons naturais através de meios artificiais primitivos. Com as invenções que possibilitaram a captação e a fixação de som em registos mecânicos e mais tarde magnéticos, esses sons passaram a ser representados através de gravações que reproduziam esses acontecimentos. Dentro desse contexto que durante a década de 60 surge a sonoplastia. Hoje, com os Circuitos Integrados e a eletrônica digital, o som está cada vez mais fiel e controlável, assim como a luz.

 

A sonoplastia hoje ainda é um importante elemento da composição de um espetáculo teatral. É uma área que envolve um processo de criação e ou manipulação de sonoridades, músicas, ruídos ou ainda falas, tendo como objetivo final a formação de um ambiente sonoro, que, consequentemente,  favoreça a cena, aumentando a imersão do espectador naquilo que esta sendo representado.

 

A SONOPLASTIA
PARA O ESPETÁCULO

Optamos para o nosso espetáculo pela linha estética de sonoridade realista como principal mas em algumas cenas damos uma fugidinha. E como a nossa peça é uma tragédia e lida com temas como traição e morte decidimos usar sonoridades constantes de músicas clássicas em violão clássico, violino e piano. Para mais informações sobre o processo de criação visite nosso blog.

 

CONFIRA O ROTEIRO

bottom of page