top of page

Personagem de inspiração

  1.  Escolher um personagem de desenho animado que inspire na criação do seu personagem nesse espetáculo. Faça um texto comentando a escolha e afinidades encontradas.

Eu escolhi Carter Pewterschmidt, que pertence ao desenho Uma Família da Pesada. Carter é um empresário milionário que assim como Raul é bastante conservador e mal humorado. Além disso, também como Raul, ele é cruel e arrogante, e tem a tendência de usar os recursos que puder para se livrar de alguém que está atrapalhando as vontades dele. Carter também é casado com uma mulher que ele não ama.

 

  2.  Escolha uma ação desse personagem e uma peça do vestuário para compor seu personagem.

A ação será a arrogância - Raul levanta o tom de voz chegando a falar agressivamente com qualquer pessoa que ele chega a ter um diálogo. A peça do vestuário será o terno preto – Carter constantemente muda a roupa no desenho, mas a maioria das vezes, por ser um homem de negócios, está vestindo traje social, com terno, camisa social, sapato social, etc.

Aspectos gerais

  1.  Que idade ele tem?

No plano de lembrança ele está na faixa dos anos finais dos trinta, e no plano da realidade ele está na faixa dos anos iniciais dos cinquenta.

 

  2.  De que maneira ele caminha?

 No plano de lembrança ele caminha ereto e com passos largos; já no plano da realidade ele caminha meio encurvado com passos médios e as vezes até com certa dificuldade.

 

  3.  Como ele senta?

No plano de lembrança ele senta com a coluna ereta com as mãos apoiadas no joelho as vezes,

E no plano da realidade, com a coluna meio encurvada e com um pouco de dificuldade pra se abaixar.

 

  4.  Como é sua voz?

Em ambos os planos a entonação e a gravidade da sua voz varia muito, já que ele fica mal humorado muito facilmente. Ele tenta falar de forma grave, mas a voz dele tende a ficar mais aguda quando ele se revolta. Além disso, ele fala rápido.

 

  5.  Quais tiques ele possui (estalos de dedos, piscar continuamente)?

No plano da realidade seu tique é de ajeitar os seus óculos o tempo inteiro. Já no plano de lembrança, ele fica ajeitando a gravata e coloca as mãos na cintura quando está escutando/observando alguém falar.

 

  6.  Qual o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele possui?

Ele bate o pé direito duas vezes antes de sair pela porta principal de uma casa.

 

  7.  É portador de deficiência física ou mental? De que tipo?

 Não. (No plano da realidade, ele tem um problema na coluna, mas é algo normal em homens de meia idade).

 

  8.  Com quem esse personagem se parece do seu cotidiano? Por quê? (não citar nomes, falar da função social, ex. com um professor, com minha vizinha)

Com uma tia minha, porque ela tem a cabeça bem esquentada e perde o controle das suas ações facilmente e começa a falar com a voz bem elevada e de forma agressiva. Ela também é bem limitadora e não gosta que a desafiem.

 

  9.  Como ele se veste?

Ele está sempre bem vestido com roupa social (camisa social, calça social, sapato social).

 

 10.  Qual o tipo de música que esse personagem escuta?

Música clássica e jazz.

 

 11.  Que lugares ele frequenta para trabalhar e para se divertir?

 Ele trabalha em um escritório de advocacia. Já para diversão, ele gosta de frequentar o cinema e as vezes alguns bares.

 

 12.  Em que lugar ele vive no contexto da história?

Numa casa simples típica da metade do século XX no Brasil, onde ele mora com sua sobrinha e sua mulher.

 

 13.  A que classe social ele pertence?

Classe média. Ganha o suficiente para viver decentemente.

 

 14.  Pertence a alguma religião? Qual?

Sim, ele é cristão, porém não é radicalista com isso e gosta de seguir as suas próprias crenças - o que ele mesmo acredita que é certo.

 

 15.  Qual a sua profissão? Está interessado ou aborrecido ao executar os deveres de seu ofício (trabalho)?

 Ele é formado em direito e trabalha num escritório de advocacia, onde ele passa a maior parte do tempo lendo, formulando e assinando documentos. Ele é satisfeito com o que faz.

 

 16.  Que nível de escolaridade possui? 

Ensino superior completo.

 

 17.  Como é formada a sua família e que posição assume na mesma?

 Sua família no plano da realidade é formada apenas por ele, sua mulher Odete (que é um tanto quanto maluca e aparente ter problemas mentais. Ela é o retrato de uma mulher dominada por seu marido e é fechada a realidade, vivendo num mundo de fantasia) e sua sobrinha Glorinha, a quem ele cria como filha e a qual ele tenta manter pura. Ele é o líder da família.

 

 18.  É cooperativo ou individualista em suas relações com os demais personagens?

Ele é individualista. Ele até que aparenta cooperar e ajudar os outros as vezes, mas tudo é um jogo de interesses (ele faz o que convém e é melhor para ele).

 

 19.  É rebelde ou obediente em relação às autoridades?

 Ele transparece a imagem de um bom moço politicamente correto e cumpridor de leis, porém por trás das paredes ele comete atrocidades (como o assassinato de sua cunhada).

 

 20.  Como se relaciona com as pessoas em geral? E com a pessoa amada, caso tenha?

 Tudo depende do seu humor e do seu interesse. Em boa parte dos casos, ele tenta ser bom e educado com as pessoas, para mostrar a elas que podem confiar nele, podendo assim tirar proveito disso depois, mas sempre acaba perdendo o controle e acaba sendo um pouco detestável. Considerando que ele ama a sua cunhada e não sua mulher (a qual ele aparenta ignorar), ele tem uma relação de amor e ódio com Judite. Quando achava que ela estava sendo injustiçada por seu irmão, tentou protege-la e apoia-la de todas as formas, deixando um pouco explícito o que sentia. Mas, quando viu que o seu irmão estava certo e que ela era adúltera, passou a tratar ela mal e se livrou dela (já que ela pertencia aos amantes e ele não podia a ter).

 

Situação dramática

  1.  Qual o objetivo principal do personagem?

Manter o pudor e a pureza de sua sobrinha, se mostrando assim um tio conservador. Na verdade, ele quer a manter casta porque acha que ela pertence a ele, sendo assim ela um objeto de desejo dele. Em síntese, ele a quer para ele.

 

  2.  Quais os obstáculos encontrados?

 Ele descobre que a sua sobrinha tinha ido a um puteiro no dia anterior passando assim a realizar que ela já não era mais o que ele pensava, e já tinha perdido a sua inocência, sua pureza. Descobre também que ela já havia cometido gazetas anteriormente.

 

  3.  Qual o conflito central?

Raul descobre que Glorinha “o traiu”, e, por isso, ele acha que ela tem que morrer do mesmo jeito que a sua mãe morreu (ou do mesmo jeito que ele matou a sua mãe também por ter “o traído”.)

TIO RAUL

Por Luís Henrique

bottom of page